Treino de CrossFit emagrece mesmo? Conheça os benefícios da atividade para a perda de calorias!

Treino de CrossFit emagrece mesmo? Conheça os benefícios da atividade para a perda de calorias!

Nos últimos anos, muitas pessoas têm procurado o treino de CrossFit como uma opção de atividade física para perder calorias e contribuir com a hipertrofia dos músculos, com aumento da massa magra.

A modalidade cresceu tanto que, nos últimos anos, houve um aumento de 5.900% no número de boxes voltados para o treino de CrossFit no Brasil – e essa porcentagem só tende a aumentar.

Mas, afinal de contas, o treino de CrossFit emagrece mesmo?

O post de hoje irá responder a essa pergunta, mostrar os nomes dos treinos e explicar todos os benefícios sobre o treino de CrossFit, bem como as suas principais modalidades. Acompanhe a leitura!

O que é o treino de CrossFit e como ele ajuda na musculação?

O CrossFit é um método de treino com foco no condicionamento físico do participante, que utiliza movimentos funcionais de alta intensidade.

O treino de CrossFit inclui exercício aeróbicos, para melhorar o condicionamento, o levantamento de peso com domínio de cargas externas, que ajudam na musculação, e a ginástica, para melhorar a amplitude dos movimentos.

Em geral, o treino de CrossFit tem duração de 1 hora, sendo dividido em três partes:

  • O aquecimento, que trabalha a ativação muscular e mobilidade;
  • A técnica, com movimentos educativos para o desempenho de um exercício;
  • O WOD, sigla para Workout of the Day, que são os desafios do dia.

O treino pesado emagrece e auxilia na definição muscular, pois a execução dos exercícios trabalha as funcionalidades de todo o corpo. Sendo assim, os praticantes de CrossFit costumam não só perder calorias, mas também melhoram significativamente a flexibilidade, resistência corporal e coordenação motora.

WOD & Cia: conheça os nomes dos treinos de CrossFit para perder calorias

Os movimentos do treino de CrossFit se assemelham muito às atividades que fazemos no nosso dia a dia, que trabalham quase todos os músculos do corpo de uma só vez. Por esse motivo, eles são chamados de ‘movimentos funcionais’.

Air SquatAbaixo, separamos alguns nomes dos treinos de CrossFit para você conhecer mais sobre essa modalidade que emagrece e ajuda na hipertrofia muscular.

1 – Air Squat

O Air Squat é um exercício que se assemelha ao movimento de pegar algo que caiu no chão. Para executá-lo no treino de CrossFit, é preciso:

  • Jogar o peso do corpo nos calcanhares;
  • Manter a curvatura da lombar;
  • Abrir bem o peito, deixando o peitoral alto;
  • Fazer o agachamento paralelo em conjunto com o quadril.

2 – Shoulder Press

O Shoulder Press é um movimento realizado com o auxílio de equipamentos para treino de CrossFit, como as barras e anilhas.

Para executá-lo, é preciso:

  • Manter os pés afastados, na largura dos quadris;
  • Mãos fora do ombro;
  • Apoiar a barra na frente, como uma prateleira’, criada pelos ombros;
  • Manter os cotovelos abaixados, na frente da barra;
  • Manter uma pegada fechada, com os polegares ao redor da barra.

3 – Push Press

O Push Press também é realizado com o auxílio da barra para treino de CrossFit. Nesse movimento, é preciso:

  • Manter os pés afastados na largura dos quadris;
  • Colocar os cotovelos ligeiramente à frente da linha da barra;
  • Movimentar o torso para baixo, em linha reta;
  • Mantar os quadris e pernas estendidos;
  • Pressionar a barra para cima;
  • Manter os calcanhares no chão e estender pernas e quadris.

Treino de CrossFit: posso fazer na academia ou ao ar livre?

Treino de CrossFit ao ar livrePor usar movimentos semelhantes ao que fazemos em nosso dia a dia, alguns exercícios do treino de CrossFit podem ser adaptados para quem deseja praticar a atividade ao ar livre, na praia, ou em qualquer outro local.

No entanto, recomenda-se que apenas os praticantes mais experientes façam o treino de CrossFit sozinhos, já que a execução errada do WOD ou de qualquer movimento pode comprometer as articulações e gerar lesões nos músculos.

+ LEIA MAIS: Guia completo de CrossFit para iniciantes

Por esse motivo, é importante que o treino de CrossFit seja feito em um box licenciado da marca, com um instrutor que passou por toda a qualificação e certificação para aplicar os treinos. Por causa disso, a modalidade nem sempre é oferecida na academia convencional.

O CrossFit é uma marca, portanto, para usar o nome, o box precisa se licenciar e pagar uma anuidade à organização de Greg Glassman, o criador da modalidade e da série de exercícios.

Na academia, os treinos de CrossFit costumam ser adaptados e, geralmente, recebem o nome de ‘treinamento funcional’.

Quem pode praticar o treino de CrossFit?

CrossFit KidsApesar de ser um treino pesado, a modalidade CrossFit pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

O instrutor do treino de CrossFit precisa reconhecer as limitações de cada praticante, para repassar movimentos adequados, personalizados para cada aluno. Evidentemente, turmas destinadas à terceira idade costumam ter metodologias mais adaptadas. O mesmo ocorre com as turmas kids.

Porém, assim como toda atividade física, recomenda-se que você passe por uma avaliação médica antes de realizar o treino de CrossFit.

A frequência do treino de CrossFit

Até mesmo o descanso do CrossFit é intenso. Para a prática da modalidade, recomenda-se apenas um dia de descanso, para três de atividade com treino pesado.

Em um cronograma semanal, é possível encontrar turmas mais avançadas de treino de CrossFit com descanso somente nos finais de semana.

Então, o treino de CrossFit emagrece mesmo?

O treino de CrossFit não só emagrece como traz muitos outros benefícios para o corpo. A modalidade é capaz de acelerar o metabolismo, contribuindo para a queima de calorias, mesmo nos períodos de descanso.

Além disso, o treino de CrossFit também estimula o trabalho em equipe, já que as aulas são feitas em turmas, o que também é um diferencial para a superação dos praticantes.

Quando aliado a uma dieta equilibrada, o treino de CrossFit melhora a resistência cardiovascular, diminui o estresse, aumenta o condicionamento físico, auxilia na hipertrofia muscular, reduz o percentual de gordura e contribui para a autoestima.

Equipamentos para treino de CrossFit na Touch and Go

A Touch and Go é uma empresa especializada na fabricação de aparelhos e acessórios para boxes de CrossFit e para a prática da modalidade. Você pode encontrar diversos modelos de equipamentos para todos os tipos de treinos, além de acessórios para academias.

Conheça mais sobre os produtos para treino de CrossFit e veja como adquirir o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *