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Wall Ball CrossFit

O que é o Wall Ball CrossFit: saiba para que serve e quais os benefícios do treino com a bola

O Wall Ball CrossFit, como o próprio nome já diz, é uma bola usado pelos praticantes de CrossFit, geralmente para exercícios de força e resistência, pois o acessório tem um peso maior do que as bolas normais, podendo variar de 2kg até mais de 13kg.

O treino com Wall Ball CrossFit é bastante exigente, por isso, recomenda-se que os iniciantes não tentem realizar o exercício com bolas mais pesadas. Muita gente odeia a atividade, justamente porque depois do Wall Ball CrossFit as pernas e os braços podem doer.

Mas, o que é o Wall Ball CrossFit?

O artigo de hoje vai mostrar para que serve o exercício, como usar corretamente a bola de Wall Ball CrossFit e quais os benefícios do treino.

Continue a leitura e saiba mais sobre o Wall Ball CrossFit.

Wall Ball CrossFit: o que é e como executar o exercício

O Wall Ball CrossFit, ou bola na parede, é um dos exercícios mais usados no WOD (Work of the Day, ou ‘treino do dia’, o jargão dos praticantes de CrossFit). O movimento exige bastante das habilidades do corpo, por causa disso, pode ser bem difícil para os que começaram agora no CrossFit.

O movimento do Wall Ball CrossFit é um agachamento frontal seguido do arremesso da bola em um alvo que, geralmente, está localizado a 2,70m ou 3,00m de altura em relação ao chão.

Apesar de parecer bem simples, o Wall Ball CrossFit é uma das atividades mais completas do treino. De início, ele foi criado como um educativo para o Thruster, um movimento de Front Squat (agachamento frontal) com Push Press (desenvolvimento acima da cabeça), com o auxílio de uma barra como as comercializadas pela Touch and Go.

No entanto, o Wall Ball CrossFit tornou-se ainda mais desafiador pela presença do alvo na parede. Desse modo, ele exige o uso de toda a musculatura corporal, com contração das penas e braços, para a extensão completa e arremesso da Wall Ball CrossFit.

O que é o Wall Ball CrossFit

Quais são os benefícios do Wall Ball CrossFit? Saiba para que serve o movimento!

Um dos principais benefícios do Wall Ball CrossFit é a possibilidade de trabalhar vários músculos de uma só vez, como pernas, glúteos, braços, ombros e abdômen. Isso porque o exercício do Wall Ball CrossFit tem um peso mais instável do que a barra livre, exigindo um trabalho maior da musculatura corporal.

Além disso, o Wall Ball CrossFit também ativa músculos acessórios para a estabilização do movimento no plano vertical, sagital e horizontal, contribuindo para a musculatura do core (músculos lombares, abdominais, trapézio e ombro).

Portanto, o Wall Ball CrossFit é mais do que um treino para definição do corpo, ele também ajuda a melhorar a posição, reduzir dores na lombar e costas, além de contribuir com a perda de calorias, especialmente no movimento explosivo para o arremesso da bola.

Fora isso, o Wall Ball CrossFit aumenta a frequência cardíaca do praticante, treina o equilíbrio e a coordenação motora. Daí temos o porquê a maioria dos treinos WOD inserem o Wall Ball CrossFit na série de exercícios físicos.

Dicas para praticar Wall Ball CrossFit no WOD3 dicas para praticar Wall Ball CrossFit no WOD com mais eficiência

Embora o Wall Ball CrossFit seja um exercício completo, muitas pessoas têm dificuldade de executá-lo da maneira correta, ou sentem dores no corpo depois de um tempo realizando a movimentação.

Abaixo, separamos algumas dicas para a prática do Wall Ball CrossFit durante o WOD, para que o praticante possa realizar a atividade com melhor eficiência e aproveitar todos os benefícios do movimento.

1 – Posicione a Wall Ball CrossFit corretamente

A bola do Wall Ball CrossFit deve permanecer o mais próximo possível do seu corpo durante toda a execução do exercício. Como em qualquer atividade com peso, quanto mais longe ela estiver do seu corpo, mais peso você irá carregar, por causa da resistência dos braços.

Contudo, é preciso ter um equilíbrio. Se você manter a Wall Ball CrossFit muito próxima do corpo pode correr o risco de se machucar com a bola – algo muito recorrente durante o WOD. Afinal, os braços entram em fadiga e a Wall Ball CrossFit irá, em algum momento, cair.

E você pode levar uma bolada na cara.

Por isso, o certo é manter as mãos na lateral da Wall Ball CrossFit, centralizar a bola e manter uma distância média com o corpo.

2 – Faça o agachamento do modo correto

O agachamento do treino Wall Ball CrossFit deve quebrar a paralela, isto é, o quadril deve passar a altura dos joelhos. Por isso, antes de executar o exercício, experimente fazer somente o agachamento, sem a bola, para perceber se está realmente fazendo o movimento certo.

A força para o arremesso da Wall Ball CrossFit é resultante do agachamento, por isso, é fundamental ultrapassar a altura dos joelhos para que a bola alcance o alvo.

No entanto, não é necessário agachar até o chão.

Uma dica é afastar mais os dois pés, pois isso irá gerar o impulso para uma subida mais potente no Wall Ball CrossFit.

3 – Mantenha uma distância segura da parede

A distância da parede é fundamental para o Wall Ball CrossFit. Afinal de contas, de nada adianta fazer o agachamento perfeito se você estiver muito próximo ou muito afastado da parede – o seu esforço será em dobro!

Por exemplo, se você estiver muito distante, vai acabar perdendo força cinética e o equilíbrio, pois o corpo tende a ir para frente. Isso vai gerar um gasto excessivo de energia e você vai se cansar muito mais durante o movimento do Wall Ball CrossFit.

Para encontrar a distância correta, o ideal é quando você consegue colocar a bola do Wall Ball CrossFit na parede com os braços totalmente esticados.

Ou seja, a distância da parede irá depender a biometria pessoal de cada praticante. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar novamente o tamanho para melhor eficiência do movimento de Wall Ball CrossFit.

Também é preciso considerar o quique da bola. Assim, quanto mais a bola de Wall Ball CrossFit quicar, maior ela irá se distanciar da parede. Bolas mais pesadas caem mais perto.

Onde comprar a bola do Wall Ball CrossFit?

Para que o praticante de WOD possa aproveitar o máximo do exercício de Wall Ball CrossFit, o mais importante é encontrar uma bola de qualidade, que permita a execução do movimento de maneira perfeita.

A Touch and Go é uma empresa especializada na fabricação de aparelhos e acessórios para boxes de CrossFit e para a prática da modalidade, com uma linha de bolas para Wall Ball CrossFit de diferentes pesos.

Assim, praticantes de todos os níveis podem usufruir dos benefícios da bola da Wall Ball CrossFit, tanto para treinos mais intensos quanto mais brandos.

A bola da Touch and Go é fabricada em capota marítima dublada, com enchimento em lã, borracha granulada, espuma e granalha de ferro. Tudo para a melhor execução do Wall Ball CrossFit.

Venha conhecer os demais equipamentos e acessórios da Touch and Go, clicando aqui.

Onde comprar a bola do Wall Ball CrossFit

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