fbpx

PERFORMANCE FOR YOUR WORKOUT

  • (16) 3102-3484
  • (16) 99114-5335

BLOG

Treino Murph, o wod mais desafiador no CrossFit

Treino Murph: O wod mais desafiador no CrossFit

O Treino Murph é um dos workouts do CrossFit. Mas não é qualquer wod. Trata-se do Treino Murph, que consiste em 1,6 km de corrida, seguido pela realização de 100 barras (pull-ups), 200 flexões de braço (push-ups), 300 agachamentos (squats) e novamente 1,6 km de corrida para encerrar. Alta intensidade é a grande característica do Treino Murph.

Exige muita força, resistência física, muscular e cardiorrespiratória, além de uma dose de preparo mental. O Treino Murph nada mais é que um dos CrossFit Hero Wods, criado em honra à heróis de guerra norte-americanos. Eles são os mais desafiadores wods (work of the day ou treino do dia) que existem. Geralmente são realizados em datas específicas pelas boxes de CrossFit espalhados pelo mundo.

O Treino Murph vem despertando a curiosidade naqueles que querem saber mais sobre CrossFit e suas atividades. Todos os dias são muitas as pesquisas para saber mais deste tema. Abaixo vamos falar o que é o Treino Murph, qual a história do Treino Murph, se o Treino Murph pode ser adaptado para iniciantes, como fazer, o antes e depois, benefícios do Treino Murph, resultados e muito mais. Além disso, mostraremos que existem pessoas que desejam romper barreiras e praticar o Treino Murph por 30 dias seguidos buscando grandes desafios.

Treino Murph: o que é e como fazer

Para fins de entendimento é preciso entender que o Treino Murph, antes de mais nada, é um Benchmark. Paralelamente é necessário saber a sua importância dentro do CrossFit, principalmente para colher os resultados e detectar uma eventual evolução.

Benchmark é como são chamados os CrossFit Hero WodsTreino Murph: o que é e como fazer. O Treino Murph é um deles. Dito isto é importante destacar que esses Benchmarks são treinos especiais realizados poucas vezes ou até mesmo uma vez por ano dentro de um box de CrossFit.

Ao contrário dos wods tradicionais (que nunca são repetidos), esses têm repetição, e através disso, é possível avaliar a evolução individual de cada aluno. Por exemplo, o Treino Murph é composto por uma corrida de 1,6 km, 100 barras, 200 flexões de braço, 300 agachamentos e mais 1,6 km de corrida, certo?

Como é um treino de alta intensidade onde a pessoa utiliza quase todos os músculos do corpo, é uma atividade que exige muita força, resistência e técnica. Com isso é possível avaliar a evolução conforme diminui o tempo de conclusão da série (prioridade da tarefa), ou mesmo o aumento de repetições em um mesmo tempo (prioridade do tempo).

Ou seja, é uma ótima oportunidade para avaliar como cada um está evoluindo individualmente. O Treino Murph exige demais do corpo humano e requer uma preparação adequada para realização.

Vale ressaltar que o Treino Murph é um dos mais tradicionais por todo o mundo. Mas ele é apenas um dos muitos CrossFit Hero Wods que existem. Todos homenageiam um herói de guerra dos Estados Unidos.

Treino Murph: a história

O Treino Murph é um dos workouts do CrossFit. O Treino Murph recebeu este nome em homenagem à Michael Murphy, tenente da Marinha dos Estados Unidos, que faleceu na operação Red Wing, em 28 de junho de 2005, no Afeganistão.

Na ocasião, ele e outros dois soldados norte-americanos estavam na Província de Kunar e lutaram pelas suas vidas contra os Talibãs em uma montanha rochosa na região. Para salvar sua equipe, ele se expôs a tiros inimigos ao entrar em uma clareira para fazer uma chamada via satélite à equipe de resgate.

Mike Murphy nasceu em Smithtown, em Nova York, em 7 de maio de 1976. Se formou em 1994 na Patchogue-Medford High School. Em 1998 se formou na Pennsylvania State University, em ciência política e psicologia. Após sua morte, foi condecorado com a Medalha de Honra pelo Congresso dos Estados Unidos.

O Treino Murph era um dos favoritos de Michael Murphy. Era chamado de “Body Armor” pelo tenente, antes de ser nomeado “Murph”. Ele consiste em 1,6 km de corrida, 100 pull-ups (barras), 200 push-ups (flexões de braço), 300 squats (agachamentos) e 1,6 km de corrida. O treino Murph é extremamente desgastante e desafiador. E nada mais justo que receber o nome em homenagem ao tenente norte-americano.

Treino Murph: posso praticar todos os dias?

Não. A alta intensidade não permite a prática por todos os dias, mas existem pessoas que se aventuram em desafios como realizar o Treino Murph por 30 dias seguidos. É um desafio dos mais complexos e exige muita força muscular e mental, além de resistência física e cardiorrespiratória. Até porque no CrossFit é algo normal não repetir os exercícios todos os dias.

Treino Murph por 30 dias

Quer buscar um desafio? Para quem gosta de desafios existe o Challenge Murph. Algumas pessoas buscam superar os próprios limites e tentam realizar a façanha de concluir 30 vezes o Treino Murph por 30 dias. Parece impossível, mas não é.

O segredo está em manter a rotina, além de uma boa preparação física e mental para concluir este objetivo. A alimentação também merece uma atenção especial caso queira completar este desafio. É essencial ingerir carboidratos horas antes de executar o Treino Murph, se hidratar bem durante a atividade e descansar um tempo que permita levantar disposto no dia seguinte.

Treino Murph adaptado para iniciantes

Apesar de toda a intensidade, um iniciante pode sim praticar o Treino Murph. Isso porque o CrossFit é uma modalidade adaptável, permitindo alguns ajustes para deixar o iniciante apto a praticar o Treino Murph.

Treino Murph adaptado para iniciantes

Uma saída interessante é quebrar o exercício pela metade. Por exemplo, fazendo um “Half Murph”, reduzindo assim para 800 metros de corrida, seguido de 50 barras, 100 flexões de braço, 150 agachamentos e 800 metros de corrida novamente.

Outra opção é dividir ainda mais, fazendo um “Quarter Murph”. Isso consistiria em 400 metros, 25 barras, 50 flexões de braço, 75 agachamentos e mais 400 metros no final. No CrossFit tudo pode ser adaptado, até mesmo o Treino Murph.

Resultados do Treino Murph: antes e depois

Talvez seja a parte que desperte o maior interesse nas pessoas. Os resultados do Treino Murph são extremamente positivos. Conforme você vai conseguindo executá-lo e cada vez mais com melhor rendimento, é nítida a sua evolução no quesito preparo físico.

Além disso, ela ajuda a definir mais os músculos, e claro, a perder peso. Os músculos das costas são os que apresentam resultados mais rapidamente. E não podemos nos esquecer do benefício mental com cada Treino Murph concluído.

Resultados do Treino Murph: antes e depois

Essa satisfação é nítida. É uma verdadeira vitória que você conquistou. Sua auto confiança aumenta e consequentemente a sua disposição para fazer ainda melhor em sua próxima tentativa.

Benefícios para o corpo e para mente. Mas lembre-se de consultar um profissional especializado na área para executar o Treino Murph.

Treino Murph: dicas

São muitos os atletas de CrossFit que realizaram o Treino Murph. E alguns deles já revelaram ótimas dicas para concluir o Benchmark. Uma dica importante é, obviamente, se preparar da melhor maneira possível, pois vai exigir um esforço muito grande.

Porém, alguns macetes se encaixam nos mais diversos perfis de atletas. Por exemplo, alternar a posição das mãos durante os push-ups, conforme destacou Sam Briggs, campeã do CrossFit Games de 2013. Com isso você distribui melhor a força e a pressão sobre braços, ombros e peito, sem sobrecarregar apenas um deles.

Ou então a dica valiosa de não forçar muito na primeira corrida. Vá em um ritmo mais moderado e que permita concluir o restante da série. Além disso, é fundamental realizar um alongamento adequado. E caso os resultados não sejam bons, não desanime, pois como é um Benchmark, basta se preparar para quebrar seus recordes na próxima.

Treino Murph: equipamentos

É um dos casos onde não se precisa de muitos equipamentos para a prática do CrossFit. São necessárias apenas as barras para realização do pull-up. Agachamento, flexões de braço e corridas não precisam de materiais, o que torna o Treino Murph uma atividade de difícil acesso para os interessados.

As barras podem ser encontradas na Touch and Go, assim como o magnésio, também utilizado para auxiliar no Treino Murphy. A Touch and Go é referência no ramo e possui produtos do mais alto nível de qualidade.

Sobre a Touch and Go

A Touch and Go é uma empresa especializada na fabricação de aparelhos e acessórios para boxes de CrossFit e para a prática da modalidade. Seus produtos são conhecidos pela qualidade e durabilidade. Além disso, a Touch and Go realiza montagem de boxes, Home Boxes e academias.

Além de uma variedade muito grande de produtos, a empresa orienta (e fornece dicas e explicações) os interessados em praticar atividades físicas.

Sediada em Ribeirão Preto-SP, onde atende boxes renomados como CrossFit Ribeirão Preto e CrossFit Celeiro, a empresa ela é muito forte no interior paulista e está presente em cidades como São Carlos e Jaboticabal. Também está presente em São Paulo-SP, onde é parceira da conhecida marca Capital da Luta, e patrocina o atleta de MMA Lucas Mineiro.

Quer saber mais sobre o Treino Murph e o mundo do CrossFit? Entre em contato conosco e conheça mais sobre CrossFit, seus equipamentos, as atividades, dicas, macetes, técnicas e muito mais. Assine nossa newsletter.

Treino Murph: equipamentos

Veja mais artigos