Barra de CrossFit: Essencial para o seu treino

Barra de CrossFit: Essencial para o seu treino

Quando falamos em CrossFit é difícil não imaginar uma barra no box. Pois bem, a barra de CrossFit é um dos equipamentos mais simbólicos da modalidade. Ela ajuda em especial na força e pode ser utilizada em uma grande variedade de exercícios. São ótimas para praticar em casa ou no seu home box, por exemplo, uma vez que a prática de CrossFit em casa vem aumentando cada vez mais.

Ou seja, é praticamente impossível não imaginar uma barra de CrossFit em um box, além de ser uma excelente opção para quem está montando um home box. Elas permitem uma variedade de exercícios e benefícios para nossa saúde e nosso corpo.

Além disso, são muitas as opções de barras no CrossFit. A Touch and Go, empresa especializada na fabricação de aparelhos e acessórios para boxes de CrossFit, conta com uma linha de barras de qualidade. E é sobre elas que vamos falar abaixo.

Barra de CrossFit olímpica, barra de CrossFit masculina, barra de CrossFit feminina, barra de 20kg, barra de parede etc. Qual peso? Quais as medidas da barra de CrossFit? Tem barra de CrossFit específica para parede? Só posso fazer pull ups nelas?

Vamos apresentar todas que existem no universo da modalidade e responder algumas questões sobre quais exercícios podem ser feitos, como fazer, onde comprar, se vale a pena investir em uma usada e o que são butterfly pull ups. Veja tudo sobre a barra de CrossFit.

Barra de CrossFit olímpica 20kg medidas

Barra de CrossFit olímpica tem 20kg? Quais suas medidas?

Sim, existe a barra de CrossFit olímpica de 20kg. Na Touch and Go você pode saber mais sobre todas as opções de barras disponíveis. Essa é a indicada para a modalidade masculina. O levantamento de peso é uma das atividades clássicas do CrossFit.

Exige força e concentração. Além disso, é fundamental uma orientação profissional para uma melhor execução das séries e consequentemente evitar lesões. Se bem feita, essa prática pode ser muito vantajosa para o corpo. Mas a de 20kg não é a única barra de CrossFit disponível.

+LEIA MAIS: HOME BOX CROSSFIT: VALE A PENA CONSTRUIR

Barra de CrossFit olímpica, masculina, feminina, peso e medidas

Como dito anteriormente, existem muitas barras. A barra de CrossFit olímpica de 20kg é a utilizada pela categoria masculina. Além dela, tem a barra de CrossFit feminina, com peso de 15kg. Existe ainda a barra de CrossFit de 10kg. As três possuem padrões olímpicos.

A barra de CrossFit de 20kg tem as seguintes medidas: 2200mm de comprimento, 28mm de diâmetro de barra, 415mm de manga e 50mm de diâmetro de manga.

Já a barra de CrossFit de 15kg tem essas medidas: 2000mm de comprimento, 25mm de diâmetro de barra, 325mm de manga e 50mm de diâmetro de manga.

Por fim, a de 10kg tem 1680mm de comprimento, 25mm de diâmetro de barra, 165mm de manga e 50mm de diâmetro de manga.

barra crossfit quais exercícios fazer

Barra de CrossFit: Quais exercícios e como fazer

Um clássico a ser realizado com a barra de CrossFit é o LPO (levantamento de peso olímpico). Exige força, concentração e auxílio de um profissional da área. Basicamente existem quatro passos para execução deste exercício.

Primeiro o Deadlift. Este é o movimento de saída. Coluna arqueada e abdômen contraído para trazer a barra até a cintura. Depois vem o Shrug, que é o encolhimento dos ombros após extensão do quadril.

O terceiro passo é o High Pull. É o voo da barra até a altura do peitoral. Os cotovelos devem ficar apontados para cima. O quarto é o Clean. Nele você leva a barra sobre os ombros com os cotovelos voltados para a frente, tentando pegar a barra um pouco mais por baixo para amortecer o impacto da sobrecarga.

Para mais detalhes do LPO é possível encontrar alguns tutoriais bem específicos do movimento, ensinando cada um dos passos para uma execução correta. Mas não para por aí. Existem outras possibilidades de exercícios para se fazer com a barra de CrossFit, como por exemplo os pull ups.

barra de parede crossfit

Barra de parede para fazer treinos de pull ups

É uma ótima opção para quem pratica pull ups e quer aumentar o seu arsenal do home box. Fácil instalação, ocupa pouco espaço e permite exercícios simples, intermediários e mais complexos. Os pull ups são outros dos exercícios mais presentes nos WODs de CrossFit.

Os pull ups exigem um trabalho de força e resistência, mas também é preciso de técnica. Ele conta com uma variedade de exercícios que podem ser realizados na barra, como por exemplo o butterfly pull ups.

O que são butterfly pull ups?

Trata-se de um exercício com mais alto grau de dificuldade. Butterfly pull ups exigem bastante dos ombros e não é recomendável para iniciantes. Costuma ser praticado por crossfiteiros mais experientes e atletas de alto nível. Ou seja, caso tenha vontade em praticá-lo, busque orientação profissional (é conhecido como a variação de exercícios mais complexa realizada na barra de CrossFit).

Caso consiga aprender e executar da forma correta, ele pode proporcionar diversos benefícios para o corpo. É um exercício que requer força, coordenação e técnica. Existem alguns tutoriais específicos que mostram bem como efetuar cada um dos passos iniciais deste movimento.

Barra de CrossFit: Vale a pena comprar uma usada?

É preciso pesquisar e avaliar muito bem. Até é possível encontrar, mas o recomendável é adquirir uma nova, pois a barra depende muito da manutenção e dos cuidados do dono. Se bem cuidada e conservada, ela dura por muitos anos.

Por exemplo, limpar os serrilhos com óleo lubrificante, utilizando uma escova de cerdas plásticas macias e detergente neutro. O aço vai absorver o óleo e a barra permanecerá saudável. O que restar de óleo você pode limpar com uma toalha seca.

Com esse procedimento básico você prolonga o tempo de uso da sua barra de CrossFit. Até por isso é indicado pesquisar bem a qualidade das barras que pretende comprar.

+LEIA MAIS: GHD: SAIBA TUDO SOBRE A MÁQUINA DE TREINO DE CROSSFIT

barra de crossfit preço onde comprar

Barra de CrossFit: Qual o preço? Onde posso comprar?

Na Touch and Go você encontra todos os tipos de barra de CrossFit. Todas com a mais alta qualidade do mercado, resistência e durabilidade. Além disso, a Touch and Go oferece condições especiais em seus equipamentos.

Barra de CrossFit masculina (20kg), Barra de CrossFit feminina (15kg) e barra de CrossFit de 10kg. Tem ainda a Fat Bar Touch and Go e a barra de madeira para iniciantes.

Mais sobre a Touch and Go

A Touch and Go é uma empresa especializada na fabricação de aparelhos e acessórios para boxes de CrossFit e para a prática da modalidade. Seus produtos são conhecidos pela qualidade e durabilidade. Além disso, a Touch and Go realiza montagem de boxes, Home Boxes e academias.

Sediada em Ribeirão Preto-SP, onde atende boxes renomados como CrossFit Ribeirão Preto e CrossFit Celeiro, a empresa é muito forte no interior paulista e está presente em cidades como São Carlos-SP e Jaboticabal-SP. Também está presente em São Paulo-SP, onde é parceira da conhecida marca Capital da Luta e patrocina o atleta de MMA Lucas Mineiro.

Quer saber mais sobre a Barra de CrossFit e a modalidade em si? Entre em contato conosco e conheça mais sobre CrossFit, seus equipamentos, as atividades, dicas, macetes, técnicas e muito mais. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *