Exercícios de CrossFit: Dos básicos aos principais

Exercícios de CrossFit: Dos básicos aos principais

O CrossFit cada vez mais ganha seu espaço. Ele nada mais é que um sistema de treinamento com exercícios de alto rendimento. Saúde e condicionamento físico são os objetivos buscados por diversos crossfiteiros de plantão. E consequentemente existem muitos exercícios de CrossFit.

Uma grande variedade de exercícios de CrossFit para diferentes musculaturas e com diferentes níveis de dificuldade. Ou seja, o objetivo final é trabalhar e desenvolver habilidades físicas gerais, não treinos específicos, como na musculação. As atividades variam de dia para dia e sempre são realizados em circuitos com movimentos de alta intensidade.

Existem exercícios de CrossFit para pernas, exercícios de CrossFit para os braços, exercícios de CrossFit para iniciantes e muito mais. Você sabia que existem ainda alguns exercícios de CrossFit caseiros? E exercícios de CrossFit que fazem parte de competições da modalidade que são disputadas por todo o mundo?

Exercícios de CrossFit em Competições

Vamos explicar um pouco mais sobre a história da modalidade e os principais exercícios de CrossFit. Quais são os exercícios de CrossFit básicos? Quais os nomes dos movimentos? Quais exercícios de CrossFit posso fazer na caixa? O que é burpee? A prática desses exercícios de CrossFit vai me trazer quais benefícios?

Os exercícios de CrossFit estão em alta e proporcionam saúde e melhora no condicionamento físico. Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre sua história, os movimentos e o que você pode ganhar com a prática regular.

Exercícios de CrossFit: Conhecendo a história da modalidade

O ex-ginasta Greg Glassman foi o responsável pela criação do CrossFit em 2000. A primeira unidade foi construída em Santa Cruz, na Califórnia. A modalidade chegou ao Brasil em 2009, com Joel Fridman.

Glassman queria uma atividade que estimulasse o corpo todo ao mesmo tempo, não apenas uma musculatura por vez. Com isso acabou criando seu próprio método de treino funcional, acreditando que muitos desafios durante os treinamentos se tornariam mais eficientes e gerariam bons resultados. A partir daí uma série de exercícios de CrossFit foram criados.

Quais são os exercícios de CrossFit?

São muitos. É possível fazer diversos movimentos com as muitas opções de equipamentos. Na Touch and Go você pode saber mais sobre os aparelhos!

Por exemplo, existem os exercícios que podem ser feitos na caixa (box jump), tem a wall ball para movimentos de força, atividades com kettlebells, levantamento de peso olímpico (LPO), exercícios nas barras, cordas, argolas e muitos outros.

Ainda existe uma série de exercícios de CrossFit feitos sem qualquer equipamento, como os agachamentos, push ups, sit ups e o famoso burpee. Esses em especial são ótimos para treinos caseiros. É preciso entender que existem muitas variações para um mesmo aparelho e existem os mais variados nomes, dos movimentos básicos até os principais.

Exercícios de CrossFit para iniciantes

Passo inicial. Vamos aos exercícios básicos. Devido ao crescimento da modalidade, são muitos os iniciantes. E eles querem saber por onde começar, o que é bem simples. Já citamos acima a existência de uma série de movimentos sem aparelhos.

Praticamente todos são ótimos para iniciantes. As flexões (push ups) beneficiam os músculos dorsais, peitorais e até a musculatura do abdômen. Os agachamentos (squats) trabalham barriga, coxas, costas e bumbum. Os abdominais ajudam a tonificar a musculatura do abdômen. Todos são escolhas interessantes para quem está começando e quer emagrecer, tonificar, ganhar condicionamento físico e etc.

O que é o burpee?

O burpee é mais um desses exercícios de CrossFit que se encaixam perfeitamente para iniciantes. Apesar de ser classificado como um dos básicos, é também um dos principais e trabalha a musculatura de todo o corpo.

Ele queima muitas calorias, ajuda no ganho de massa muscular, na perda de peso e na melhora de resistência cardiopulmonar e coordenação motora. Para a execução perfeita por parte dos iniciantes, basta seguir quatro passos básicos.

  1. Fique de pé mantendo os pés alinhados com os ombros.
  2. Desça o corpo para o chão. Jogando os pés para trás, levando o corpo em direção ao chão e ao mesmo tempo apoiando com as mãos.
  3. Fique na posição de prancha, tocando com o peito e com as costas no chão.
  4. Agora você precisa levantar. Para isso, suba o tronco, empurrando com os braços e levantar-se, dando um pequeno salto e esticando os braços.

Saltar na caixa e os exercícios de CrossFit para pernas

Saltar na caixa e os exercícios de CrossFit para pernasSem dúvidas um dos principais exercícios de CrossFit para pernas é o agachamento. Mas existem algumas variações deste movimento. Além dele, existem os lunges, o pistol adaptado e o próprio burpee. O box jump também é um dos principais exercícios de CrossFit para as pernas.

Exercícios de CrossFit para os braços

Para os braços são muitos os exercícios de CrossFit. A começar pelas flexões, pelos exercícios de CrossFit nas barras, com ketllebells e muitos outros. É possível trabalhar os braços com uma variedade interessante de movimentos.

Exercícios de CrossFit em competições

Conforme passou o tempo, a modalidade ganhou seu espaço e competições foram criadas. E a aceitação não para de crescer.

São muitos os exercícios de CrossFit em competições, um dos principais é o levantamento de peso. Wall balls, cordas e flexões fazem parte dos cronogramas de competições da modalidade.

Exercícios de CrossFit caseiros

É bem possível fazer exercícios com alta intensidade no conforto de sua casa. Para isso, é preciso ser intenso, mas sem ultrapassar seus limites. Em geral, os principais exercícios de CrossFit para fazer em casa podem ser sem equipamentos. Mas não são apenas esses.

Muitas pessoas optam pela montagem de home boxes para a prática em casa. Box jump, para saltos na caixa, wall ball, kettlebells e cordas estão entre os principais equipamentos escolhidos para fazer parte do kit caseiro. Caso precise de uma orientação para montagem de um home box para treinos caseiros, a Touch and Go pode te ajudar.

Mais sobre a Touch and Go

Empresa especializada na fabricação de aparelhos e acessórios para boxes de CrossFit, a Touch and Go conta com uma linha de produtos com a mais alta qualidade e durabilidade. Além disso, a equipe da Touch and Go está disponível para apresentar tudo sobre o universo CrossFit. Ela ainda oferece montagens de boxes, home boxes e academias.

Sediada em Ribeirão Preto-SP, onde atende boxes renomados como CrossFit Ribeirão Preto e CrossFit Celeiro, a empresa é muito forte no interior paulista e está presente em cidades como São Carlos-SP e Jaboticabal-SP. Também está presente em São Paulo-SP, onde é parceira da conhecida marca Capital da Luta e patrocina o atleta de MMA Lucas Mineiro.

Quer saber mais sobre exercícios de CrossFit e da modalidade em si? Basta entrar em contato conosco. Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Resultados do Treino Murph: antes e depois

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *