Aprenda 4 alongamentos para seu treino de crossfit

Aprenda 4 alongamentos para seu treino de crossfit

Está fazendo exercícios Crossfit e quer saber como se alongar para um melhor desempenho nesta prática esportiva? Saiba que os exercícios de alongamento vão muito além daqueles pequenos movimentos de puxar o braço e a perna que estamos tão acostumados. Pensando nisso, separamos aqui 4 tipos de alongamentos para seu treino de Crossfit. Confira!

Alongamento estático

Aqui você alonga um movimento até uma posição determinada por cerca de 10 a 30 segundos de duração. Coloque o seu pé em um degrau e estique o dedão, sentando-se no chão com as pernas estendidas, tente encostar na ponta dos seus pés para alongar as costas e as pernas. Pode também ser muito bem usado como aquecimento sem risco de reduções de potência, força e velocidade. Serve ainda para que a sua flexibilidade seja melhorada, ajudando ainda a relaxar. Ótimo exercício a ser feito depois de uma lesão no músculo.

Alongamento dinâmico

Esse alongamento consiste em se alongar dando um impulso, mas que o limite estático não exceda, com movimentos suaves e curtos. Agachamento, elevação de joelhos, rotação do tronco e dos braços são alguns exemplos deste tipo de alongamento. Ele deve ser feito depois de um período inicial de aquecimento. Ele é ideal para ser feito antes do exercício porque ele prepara o corpo para a atividade que você fará a seguir, servindo principalmente para quem quer ganhar flexibilidade e ainda melhorar o desempenho esportivo.

Alongamento passivo

Esse é um dos exercícios de alongamento estático que tem como função usar a força externa, seja de uma máquina ou parceiro, sobre a região que será alongada. Deite de barriga para cima, eleve a sua perna e fique nessa posição, aqui você deve utilizar algo ou alguém para que aplique tensão sobre o local, isso irá forçar o alongamento, este é um exemplo de alongamento passivo.

O mais interessante desse tipo de alongamento é que ele é muito importante na tarefa de fortalecer e relaxar os músculos, mas que conta com mais riscos de lesões.

Alongamento balístico

Lembra quando falamos do alongamento dinâmico? O balístico é feito da mesma maneira, ou seja, ele irá forçar os limites do músculo alongado. Ele também é conhecido como calistenia, sendo feito de uma maneira rápida e com saltos, envolvendo exercícios mais repetitivos, como é, por exemplo, abrir e fechar os braços, balançar as suas pernas para frente e para atrás e também aquele que fingimos um pontapé.

Esse tipo de alongamento serve ainda para ajudar o praticante a atingir uma melhor amplitude de movimento. Ele é mais usado em práticas esportivas, ou seja, o alongamento balístico não é muito encorajado para aqueles tipos de pessoas que contam com um risco bem maior de ter lesões. Sendo assim, ele pode mais prejudicar o desenvolvimento dos exercícios  que virão do que realmente ajudar no processo.

Pronto, com estes alongamentos você será capaz de fazer um treino muito melhor. Aqui no site Touch and Go você encontra os melhores acessórios e equipamentos Crossfit do mercado, como cordas, box jump e muito mais. Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *